PT

ARTIGOS TÉCNICOS E LICITAÇÕES

ARTIGOS TÉCNICOS E
LICITAÇÕES

11/06/2014

Portas Giratórias: Contribuindo na Economia de Energia e Segurança

O que torna uma porta giratória única?

Será porque ela esta sempre aberta (receptiva aos pedestres) e sempre fechada (protegendo os ocupantes de elementos externos)? Será porque é a única solução de acesso que se paga com o passar do tempo (payback)? A porta giratória é uma solução de acesso para vestíbulos que pode ser até oito vezes mais eficiente energeticamente que uma porta comum ou deslizante. Com uma ótima eficiência energética e um alto apelo estético, portas giratórias proporcionam conforto, aumentam o fluxo de pessoas e a segurança.

Portas giratórias são fabricadas a mais de cem anos ; De acordo com o “Invent Now Hall of Fame”, Theophilus Van Kannel adquiriu a patente num ero 641,563 em 1888 devido a uma porta com eixo central giratório que melhorava os problemas associados a portas convencionais. Ela funcionava como um bloqueio de ar, prevenindo a rápida entrada de massa de ar gelados dentro de prédios com controle climático em dias de frio. As portas giratórias auxiliam no isolamento acústico e matem fumaça e a poluição para fora de estabelecimentos.


Eventualmente, a porta se mostrava particularmente útil em arranhas céus onde a diferença de pressão criada por uma grande massa de ar quente dentro do prédio e a massa de ar fria do lado externo tornam as portas convencionais difíceis de abrir e fechar. Ao mesmo tempo o pequeno espaço necessário para uma porta giratória faz com que halls de entrada pareçam maiores e majestosos, atraindo o interesse de inúmeros arquitetos.

Desde aquela época, a função básica de uma porta giratória permaneceu a mesma. A concepção geral de uma porta giratória elimina a poeira e mantém os restos de lixo para o lado de fora de um edifício, assim, proporcionam um ambiente mais confortável para o pessoal limpeza e manutenção.

Antigamente as portas giratórias eram vistas somente como uma solução para locais de clima frio. Com a recente conscientização sobre a necessidade de conservar energia, portas giratórias tornaram-se populares em climas mais quentes. Assim como é importante se manter o ar quente em um edifício nos dias mais frios, é igualmente importante manter o ar fresco dentro do edifício em dias de climas mais quentes. Isto pode ter um impacto significativo na temperatura interior do edifício e contribuir para um ambiente mais confortável. Especialmente em construções com um grande hall de entrada.

Em termos de segurança, nos últimos trinta anos, corporações e órgãos públicos vem usando as portas giratórias para proteger os ocupantes dentro de locais como sedes de empresas, aeroportos e bancos, principalmente com a populariz ação das portas giratórias com detectores de metais que evitam a entrada indevida de objetos metálicos perigosos. A porta giratória é um dos únicos controles de acesso que conseguem promover segurança e eficiência energética em um único produto, com baixo custo de aquisição.

Conheça nossa linha de portas giratorias design Plaza

Fonte:

http://continuingeducation.construction.com/article.php?L=237&C=888

Compartilhe: